domingo, 19 de agosto de 2012

Esclarecendo Memória, Festa e Solenidade


Olá irmãos e irmãs! A Paz do Senhor esteja convosco!

Na última postagem falamos sobre a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Depois de terminado, fiquei pensando: "qual a diferença entre Solenidade, Festa e Memória?". Pesquisei e achei interessante partilhar o resultado com todos vocês.

Em 1969 o papa Paulo VI promulgou as Normas Universais sobre o Ano Litúrgico e o Calendário Romano (NALC), distinguindo os dias litúrgicos de acordo com sua importância em Memória, Festa e Solenidade.

Vamos começar na ordem crescente de relevância:

Memórias - A memória é uma recordação de um ou vários santos em um dia da semana. As memórias são consideradas obrigatórias cujo os santos ou santas são venerados universalmente, ou seja, toda Igreja celebra sua memória. As memórias são consideradas facultativas quando somente em alguns países ou regiões aqueles santos ou santas são cultuados.

Festas - Festa é uma celebração pouco maior que as memórias. Identifica-se, inicialmente, com as do dia comum, mas nela canta-se o "Glória" e pode ter prefácio próprio, dependendo de sua importância.

Solenidade - Recebem o nome de Solenidade as principais celebrações da Igreja. Em síntese, Solenidade é a festa das festas. Segundo NALC nº 11, "As solenidades são constituídas pelos dias mais importantes, cuja celebração começa no dia precedente com as Primeiras Vésperas". Desta forma, as solenidades são consideradas o grau máximo da celebração litúrgica, nelas encontramos presentes todos os aspectos solenes e próprios da liturgia na sua forma mais nobre.

Relação entre elas:

A Memória pode se tornar Festa ou até mesmo uma Solenidade, quando o santo a ser recordado for padroeiro principal de um lugar ou cidade, titular de uma catedral, fundador ou padroeiro principal de uma Ordem ou Congregação.

A Festa pode se tornar Solenidade quando o santo festejado for o padroeiro da paróquia ou da cidade, titular de uma catedral , fundador ou padroeiro principal de uma Ordem ou Congregação.

Espero que tenham gostado!

A Paz do Senhor esteja convosco! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário