sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dez conselhos de Dom Bosco aos pais


A santidade deve ser cultivada desde os primeiros dias de vida, passando por toda infância até a vida adulta.

Dom Bosco apresenta 10 conselhos aos pais de como tratar de seus filhos para que sejam santos.





1. Valorize o seu filho. Quando respeitado e estimado, o jovem progride e amadurece.

2. Acredite no seu filho. Mesmo os jovens mais ´difíceis´ trazem bondade e generosidade no coração.

3. Ame e respeite o seu filho. Mostre a ele, claramente, que você está ao seu lado, olhe-o nos olhos. Nós é que pertencemos a nossos filhos, não eles a nós.

4. Elogie seu filho sempre que puder. Seja sincero: quem de nós não gosta de um elogio?

5. Compreenda seu filho. O mundo hoje é complicado, rude e competitivo. Muda todo dia. Procure entender isto.Quem sabe ele está precisando de você, esperando apenas um toque seu.

6. Alegre-se com o seu filho. Tanto quanto nós, os jovens são atraídos por um sorriso; a alegria e o bom humor atraem os meninos como mel.

7. Aproxime-se de seu filho. Viva com o seu filho. Viva no meio dele.Conheça seus amigos. Procure saber onde ele vai, com quem está. Convide-o a trazer seus amigos para a sua casa. Participe amigavelmente de sua vida.

8. Seja coerente com o seu filho. Não temos o direito de exigir de nosso filho atitudes que não temos. Quem não é sério não pode exigir seriedade. Quem não respeita, não pode exigir respeito.O nosso filho vê tudo isso muito bem, talvez porque nos conheça mais do que nós a ele.

9. Prevenir é melhor do que castigar o seu filho. Quem é feliz não sente a necessidade de fazer o que não é direito. O castigo magoa, a dor e o rancor ficam e separam você do seu filho. Pense, duas, três, sete vezes, antes de castigar. Nunca com raiva. Nunca.

10. Reze com seu filho. No princípio pode parecer “estranho”. Mas a religião precisa ser alimentada. Quem ama e respeita a Deus vai amar e respeitar o seu próximo. “Quando se trata de educação não se pode deixar de lado a religião”.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Pureza no coração

Olá irmãos e irmãs! A Paz do Senhor esteja convosco!

Alguns dias atrás eu li uma mensagem bonita no Facebook da Canção Nova, ela dizia assim:

"A pureza de coração é uma bem-aventurança, um caminho seguro para a felicidade. Quanto mais buscamos a purificação do nosso coração, mais nos tornamos amigos íntimos de Deus".

A santidade é a busca continua pela pureza de nossos corações. O homem somente está pronto para ter uma vida santa quando atinge o máximo de um coração puro.

Muitas vezes pelas ruas da cidade, encontramos pessoas pedindo esmolas. Mas que tipo de ajuda elas realmente precisam? Somente do dinheiro ou de sua atenção?

Quando um irmão lhe estender a mão pedindo um trocado, não tire do bolso dinheiro, mas sim, uma palavra de carinho. Converse com ele, pois muitas vezes é o mínimo que pessoas nessa situação precisam. Pois se estão na rua significa que em algum momento ele teve uma história e algo levou ele até ali viver excluído.

Palavras de carinho, sua curiosidade sobre a vida do irmão, a conversa amistosa mesmo que por poucos minutos, pode fazer a diferença na vida de alguém que está abandonado.

Lembre-se, aquele ser ali na rua não nasceu ali. Ele teve uma história, um passado que não sabemos. Procure saber.

Alias, todos já tiveram um passado. Muitas vezes nos deparamos com pessoas ranzinzas, com coração fechado e uma vida isolada. Pessoas que não estão jogadas nas ruas, mas estão vivendo em seus lares e fazem parte da comunidade. Não julgue-as, mas tente compreender a história dessa pessoa, pois algo, em algum momento a tornou assim.

A pureza de coração está em fazer o bem com gestos, palavras e com sua dedicação aos irmãos.

Jesus tinha amigos que não eram perfeitos, viveu com paralíticos, perdoou uma prostituta e se doou aos pobres. Seguir os passos de Jesus é fazer a vontade de Deus em deixar manifestar em nós o Espirito Santo.

Sejamos santos, exemplos da pureza e do olhar de amor de Jesus.