Nesta semana estreou a nova novela da RG chamada "Babilônia". Mas você sabe a história da região de Babilônia?
A Cidade
Babilônia era uma cidade Mesopotâmia de destaque que começou a ser erguida às margens do rio Eufrates, logo após o Dilúvio e que influenciou a narração bíblica sobre o início da humanidade. Ao se afastarem de Deus, os homens daquele lugar decidiram construir uma torre na cidade de babel, capital do Império babilônico.
"E disseram uns aos outros: “Vamos, façamos tijolos e cozamo-los no fogo.” Serviram-se de tijolos em vez de pedras, e de betume em lugar de argamassa. Depois disseram: “Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja os céus. Tornemos assim célebre o nosso nome, para que não sejamos dispersos pela face de toda a terra.” Mas o senhor desceu para ver a cidade e a torre que construíram os filhos dos homens. “Eis que são um só povo, disse ele, e falam uma só língua: se começam assim, nada futuramente os impedirá de executarem todos os seus empreendimentos.
Vamos: desçamos para lhes confundir a linguagem, de sorte que já não se compreendam um ao outro.” Foi dali que o Senhor os dispersou daquele lugar pela face de toda a terra, e cessaram a construção da cidade. Por isso deram-lhe o nome de Babel, porque ali o Senhor confundiu a linguagem de todos os habitantes da terra, e dali os dispersou sobre a face de toda a terra." (GN 11, 3-9).
Essa construção simbolizou a rebelião do homem contra Deus por desobedece-Lo: "Deus abençoou Noé e seus filhos: “Sede fecundos, disse-lhes ele, multiplicai-vos e enchei a terra." (GN 9,1) e "Sede, pois, fecundos e multiplicai-vos, e espalhai-vos sobre a terra abundantemente.” (GN 9, 7).
Babilônia é descrita e representada como o símbolo do abandono da fé em Deus, da arrogância, confusão e da tentativa da salvação por esforços próprios. Em Apocalipse 17 versículo 5, Babilônia é citada como a grande prostituta e governo das práticas repugnantes da Terra: "Na sua fronte estava escrito um nome simbólico: Babilônia, a Grande, a mãe da prostituição e das abominações da terra.".
A Novela
As chamadas para a novela dizem exatamente do que se trata. Em uma delas o locutor diz: "Babilônia, o novo conflito das 9". Conflito? Segundo o dicionário, o significado de conflito é: "Luta, disputa, desentendimento, briga, confusão, tumulto, desordem." Mas a cidade de Babilônia não é conhecida exatamente pelo conflito entre o homem e Deus? É essa Babilônia que você quer tornar sua casa e sua família?
As personagens centrais (ao menos as principais nas chamadas) afirmam o seguinte:
Personagem 1: "(...) O mundo não me deu o que eu mereço, mas vou ter tudo o que me é de direito. Nem que seja à força. Essa é a minha ambição".
Personagem 2: "Eu não me contento com pouco. Eu quero mais, sempre mais. Essa é a minha ambição".
Personagem 3: "Eu aprendi desde pequena que ambição não é pecado. (...) Ninguém vai mudar o que eu acredito e é assim que eu vou vencer".
Ambição... Ambição... Ambição! Qual a diferença do povo Babilônico e dessas 3 personagens? Nenhuma! Todos negaram e negam a Deus pelo poder a qualquer custo. E a terceira é ainda pior pois diz que aprendeu desde pequena que ambição não é pecado! Babilônia não é o símbolo do abandono da fé em Deus por um povo que acreditava que se salvariam por esforços próprios? O autor com essa personagem simplesmente nega que um pecado é pecado por conveniência. O que a Bíblia diz sobre a ambição?
"Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. (...) Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males" (Tg 3,14-16).
A Palavra de Deus nos mostra que ambição egoísta é pecado, pois gera confusão e toda espécie de males. E a novela quer retratar isso, os males gerados por ambição e outros "conflitos".
Não permita que sua casa se torne uma Babilônia. Não traga para o seu lar que é a casa de Deus, tamanha devassidão e sentimentos tão malignos.
"Não levem coisa alguma que seja detestável para dentro de casa, se não também vocês serão separados para a destruição. Considerem-na proibida e detestem-na totalmente, pois está separada para a destruição" (Dt 7,26).
Não vamos cair na tentação e pactuar com a mensagem passada por essa novela. Não permitamos que os vícios deste mundo nos impeça de ouvir a voz de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário